Simplesmente ...leituras!

Partilhando alegrias e momentos hilariantes, que ficarão na memória de todos os que acreditam na magia das leituras, entraremos no mundo fascinante dos livros, desvendando, entusiasmados, os seus segredos.

Com este atividade, a BE e os seus parceiros ambicionam assegurar que todos nos alunos do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão contactem regularmente com leituras e livros, leiam com mais frequência à semelhança do que acontece com outras escolas e outros países onde projectos do mesmo tipo já obtiveram resultados apreciáveis na promoção da literacia.

 

Atividades a desenvolver:

Contar histórias

Ouvir contar histórias leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens e situações, que proporcionam aos ouvintes um enorme enriquecimento pessoal. Contribui ainda para a formação de estruturas mentais que permitam compreender melhor e mais rapidamente as histórias escritas e os acontecimentos diários. Actualmente a maioria dos nossos alunos não tem oportunidade de ouvir histórias no seio familiar, cabendo à escola assegurar que lhes não falte essa experiência tão enriquecedora e tão importante para a continuação da aprendizagem da leitura.

Ler histórias tradicionais

Nas histórias tradicionais incluem-se as lendas, as fábulas, os mitos e os contos populares. Todas estas histórias começaram por ser contadas oralmente, até que foram escritas e, a partir de então, reescritas por muitos autores, em prosa ou em verso. Além de serem um poderoso suporte cultural e depositário de conhecimentos, sabedoria, convicções, práticas sociais, representam também os voos da imaginação de sucessivas gerações.

Ler histórias do dia-a-dia

As histórias de ficção escritas de uma maneira realista e que apresentam situações diárias têm em geral o objectivo de sensibilizar para as questões que se colocam no relacionamento entre as pessoas da mesma família, no meio de um grupo de amigos e em momentos de crise que desencadeiam sentimentos como susto, medo, ciúme, isolamento, insegurança, etc. A reflexão suscitada entre os alunos poderá ainda contribuir para que os mesmos se tornem mais lúcidos e mais tolerantes.

Ler histórias de aventura e mistério

Este tipo de histórias tem-se revelado uma peça chave na literatura mundial, em parte, devido à cumplicidade que o escritor propõe aos leus leitores. O mistério não deixa esmorecer o interesse pelo enredo e a lógica da narrativa torna-a particularmente sedutora para quem se encontra numa etapa crucial do desenvolvimento do raciocínio. A leitura por capítulos de uma determinada colecção representa muitas vezes uma etapa importante na aquisição de bons hábitos, que vão assegurar a continuidade no interesse por livros e o amor à leitura para o resto da vida.

Ler poesia

Na poesia, a rima, o ritmo e a sonoridade permitem uma descoberta progressiva da riqueza e das potencialidades da linguagem escrita.Brincar com os sons, descobrir novas ressonâncias, ouvir e declamar pequenas histórias em verso, memorizar os poemas preferidos, desvendar imagens e sentimentos contidos na palavra, são actividades de adesão imediatas que devem ser introduzidas no universo da leitura.