Ler com amigos ainda é melhor", sugerida pela Rede de Bibliotecas Escolares e adotada pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, no seu Plano de Melhoria 2013.2014.  

A atividade consiste no seguinte conjunto de iniciativas:

1. Divulgação, pela biblioteca, da iniciativa: Ler com amigos é ainda melhor (Blogue, expositores, etc.).

2. Explicação detalhada da iniciativa aos alunos pelos professores, reforçando a importância da leitura autónoma como forma de desenvolver as suas capacidades e obter melhores resultados.

3. Seleção, pelos professores, dos livros que vão ser utilizados nesta iniciativa, de entre os conjuntos do PNL, podendo coincidir ou não, com os títulos a trabalhar em leitura orientada na sala de aula.

4. Divulgação dos títulos escolhidos, através do blogue da biblioteca e de uma exposição dos livros na biblioteca escolar. Pode também recorrer-se a livros da biblioteca digital.

5. Os professores promovem a votação do título que os alunos consideram poder corresponder ao livro mais interessante, sendo estes resultados comunicados à biblioteca.

6. Os professores motivam os alunos para se inscreverem nesta atividade.

7. A biblioteca apura os títulos mais votados pelo conjunto da(s) turma(s), divulga-os e procede às inscrições dos alunos (o número de títulos a apurar deverá assegurar a disponibilidade de livros suficientes para o número de inscritos na atividade).

8. Os alunos requisitam os livros para leitura domiciliária.

9. Criação, pela biblioteca, de um blogue específico para a partilha de leituras, onde são lançados posts, um para cada livro, com questões que suscitem a troca de impressões pelos alunos (personagens favoritas, sentimentos despertados pela leitura, passagens mais marcantes, estranhas, divertidas, conhecimento sobre o autor, comparação com outras obras sobre o mesmo tema, a quem aconselhariam a leitura do livro e porquê,…)

10. Interação dos alunos através dos comentários que publicam no blogue, moderada pelo professor bibliotecário e pelo(s) professor(es) da(s) turma(s) envolvida(s).

11. Exposição, ao longo de cada trimestre, de livros dos mesmos autores, ou sobre a mesma temática, que os alunos poderão ler.

12. Seleção feita pelos alunos, na última quinzena do trimestre, do comentário mais interessante realizado sobre um dos livros selecionados, ou outros livros relacionados com ele.

13. O autor do comentário mais votado pela comunidade de leitores será premiado com um livro, numa sessão presencial na biblioteca em que estarão presentes os seus amigos leitores, os professores dos alunos intervenientes e o coordenador de estabelecimento e/ ou diretora do agrupamento.

Implementada que já está, espera-se o maior sucesso para todos os envolvidos nesta atividade, sempre no sentido de criar mais e melhores LEITORES!