Várias Leituras, mais Saberes!

Preparar os alunos do Pré-Escolar e 1ºCEB, para conviver com os livros e leitura, para a prática da pesquisa escolar, para a descodificação e organização da informação, desde que chegam à escola, são propósitos deste projeto.
 

Este projeto, de acordo com o diagnóstico efetuado, e que já se encontra em desenvolvimento à dois anos letivos implica um plano contínuo de trabalho com as turmas em articulação com os respetivos professores, constituído por etapas no processo de aprendizagem, a saber:

 

Preparar os alunos para usar a biblioteca

Pré-Escolar – Conhecer a biblioteca: Os alunos irão aprender o que é uma biblioteca, capacitando-os a seguir procedimentos e rotinas. Vão familiarizar-se com os livros da coleção, tomar conhecimento da organização dos materiais e aprender as rotinas do empréstimo domiciliário. Nesta fase começam a procurar significados nas histórias.

1ºAno - Envolver os alunos com livros: Os alunos conviverão com livros diversos, consultando-os ou ouvindo a leitura. Atividades de discussão, dramatização e desenho, folhear, escolher e levar livros emprestados, fazem da biblioteca um lugar alegre, descobrindo que é um espaço de troca de ideias e sentimentos sobre o que é visto e ouvido.

 

Aprender a usar os recursos da biblioteca

2ºAno – Praticar as capacidades de leitura: À medida que as capacidades de leitura aumentam, a experiência com uma grande variedade de materiais desperta o interesse e motiva os alunos a lerem autonomamente, despertando-os para a sua envolvência no que lhes interessa. Depois de ouvirem histórias, participarão em discussões, dramatizações e atividades com desenho, a fim de aprenderem a resumir e parafrasear o que viram e ouviram.

3ºAno – Expandir os interesses de leitura: Os alunos passam do uso quase exclusivo dos livros infantis e começam a explorar toda a coleção. Aprendem a organizar os materiais, sem precisar conhecer em detalhes o sistema de classificação. Têm a oportunidade de reagir ao que veem e ouvem, através da combinação de produção de textos e desenho.

4ºAno – Preparar para usar os recursos: Desenvolvem a capacidade de encontrar e usar materiais autonomamente. Aplicam competências de comunicação através da leitura, escuta, fala e escrita para aprender. Começam a usar a biblioteca para pesquisar e produzir textos sobre assuntos de conteúdos curriculares. 

 
 

Este projeto pode ser consultado em http://variasleiturasmaissaberes.blogspot.pt/