A vida também se lê!

“A vida também se lê” é um projeto do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão que visa angariar mais leitores e aperfeiçoar leituras entre os alunos do 10º ano de escolaridade e a população ativa e sénior da região, rentabilizando os recursos humanos e materiais da escola e do município.

Leitura individual e pública, interpretação e discussão acerca de vários tipos de textos e imagens, redação de autorretratos, cartas, comentários e poemas, criação/agilização de correio eletrónico, ferramentas WEB 2.0, Workshops, teatro e uma visita de estudo serão as ações nucleares deste projeto que pretende corresponsabilizar todos os cidadãos na construção de uma escola sólida, cuja aprendizagem transversal constitui um fator significativo. 

 

O livro e a leitura são inevitavelmente instrumentos primordiais de aprendizagem e de socialização. Ora, uma escola que aposta no crescimento sustentável não pode descurar materiais e estratégias que combatam a ignorância funcional. Partindo desta premissa, o projeto “ A vida também se lê” procura ir ao encontro das carências linguísticas e culturais do meio, combatendo simultaneamente o isolamento dos idosos e o preconceito intergeracional.

Esta proposta foi motivada pelo convite feito ao Agrupamento para integrar as escolas do Projeto “a Ler+”, pelo facto de do ano 2012 ser o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações e ainda porque consideramos que os alunos serão os melhores promotores de novos hábitos, isto se criarem vínculos afetivos com a comunidade. 

 

O projeto pode ser consultado em http://a-vida-tambem-se-le.blogspot.pt/